ND do Pântano do Sul

ND do Pântano do Sul
A LUTA PELO PARQUE CONTINUA!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CONGRESSO DA CIDADE - MOMENTO 1

O Congresso da Cidade em seu Primeiro Momento foi  preciosa ocasião de encontro dos movimentos sociais e representantes dos diversos distritos da cidade!
Além da apresentação das diretrizes distritais, o Congresso acabou por possibilitar novo arranco no Plano Diretor.
Nosso distrito contribuiu com uma instalação de arte mega!
Confira as fotos no link! 
https://picasaweb.google.com/ben.kraijnbrink/CONGRESSODACIDADE01072011?authkey=Gv1sRgCIKkso322p2L7wE&feat=email

https://picasaweb.google.com/108039940159266553795/CongressoDaCidadeMagiaSpetacular?authkey=Gv1sRgCJiPqYTX-NOP2AE


O Congresso teve Gert Schinke como mestre de cerimônia na abertura dos trabalhos. 
Durante suas colocações iniciais, ele elogiou  e salientou a importância do trabalho voluntário realizado por todos aqueles que se envolveram no processo do plano diretor. 
Criticou de forma contundente a conspiração feita, por parte do estado, que perturbou os trabalhos nas comunidades, colocando obstáculos e dificultando o cumprimento da lei.



Após breve apresentação  e saudação dos membros da mesa,

                         

 
 Elson Pereira, o palestrante da noite, fez brilhante apresentação durante a qual salientou como a democracia  parcial é impeditiva dos processos de construção de um plano diretor participativo. 

Enfatizou a necessidade  e a importância  do  controle social e fez críticas às concepções tecnicistas que dificultam a construção e realização de projetos democráticos voltados ao bem viver e bem estar dos habitantes das cidades.



Instalação de arte: Magia Spetacular, levada pelo ND do Pântano do Sul, retratando a antítese do perfil de cidade desejado pela população de Florianópolis.




No sábado, os Representantes Distritais apresentaram as diretrizes ou testemunhos dos processos vividos em seus distritos, ficando clara a mensagem: 
pé no freio da urbanização e desenvolvimentismo... 
Não à especulação imobiliária... 
Preservação já!
Deixando claro o porquê do boicote da PMF ao processo participativo do Plano Diretor na cidade.





Gert Schinke, Representante Distrital do Pântano do Sul fez um brilhante  histórico de como se deu nosso processo do plano diretor e apresentou de forma completa e objetiva as Diretrizes de nosso Distrito.




O Congresso foi tido como um sucesso e teve como momento importante, o anúncio oficial por parte da PMF, através da pessoa de Rodolfo Pinto da Luz, que embora não tenha estado presente na abertura do Congresso, como previsto pela organização, foi cordialmente recebido no dia de sábado para uma breve saudação, durante a qual anunciou que o Núcleo Gestor em sua composição original, seria reconvocado.
Esperamos agora, que se cumpra a lei, finalmente, e que a PMF retome os trabalhos interrompidos.
Vamos agora, nos preparar para o segundo Momento do Congresso. Esperamos que aqueles que não tenha conseguido participar do primeiro momento, juntem-se a nós em Setembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário